Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Contrato social

Assunto delicado pois mexe na base de nossa criação, de nossa sociedade, pois este contrato invisível rege o que aparentamos ser e mantém sobre controle nossas vidas, a tornando mais suportável para nós e para os outros ao nosso redor.
Para quem não sabe, um contrato social, são nosso comportamentos diante da sociedade, como nos comportamos e falamos de uma forma suportável, de uma forma que se torne mais agradável e que tenha as menores consequências possíveis.
Cruel né, também acho, mais não temos culpa, somos criados assim e não podemos mudar, pois o menor gesto de mudança causa desconforto, tanto em nós quanto nos outros.
Lutamos para entender o mundo e temos crises para saber porque o mundo é assim e porque nos tratam assim ou assado, até entendermos as regras do jogo e tudo entra nos eixos, que mesmo tortos, nos conduzem a uma ilusória linha reta.
O mais cruel deste contrato, não é termos que usalo com o mundo la fora, mais sim com nós mesmo e com as pessoas que amamos, que é mais horrivel ainda, pois com nós mesmo, podemos nos enganar, mais no fundo sabemos a verdade de nossos atos palavras e pensamentos. Com quem amamos, se torna cruel, pois para mantermos uma aparência, uma constante, usamos este contrato para que não os percamos, pelas pequenas verdades do dia dia, que mesmo pequenas machuca com o passar dos anos.
Creio que não é errado totalmente, pois se dissermos ou fizermos tudo que pensamos ou queremos, viveríamos isolados, pois seria insuportável viver em sociedade.
A intimidade reduz os efeitos desta convenção, pois a verdade já foi revelada e as grandes mentiras e fugas, são facilmente descobertas por quem se torna intimo está perto e pode ver nossas melhor imperfeições, mais sempre algo pode ser escondido.
Verdades devem ser ditas, mais sempre medidas e calculadas para continuar sendo verdade e assim não causar tanto dano a paz aparente.
Quanto mais distantes, maior as mentiras que não necessariamente sejam ditas em palavras, mais também com atos como gestos, comportamento, gostos, preferências, escolhas e aceitações, sendo transmitidas diretamente a pessoas que estão a quilómetros de distancia que não enxergam ou não querem enxergar a verdade.
Suportamos a superficialidade do mundo para poder viver no mundo que nos suporta por concordarmos com ele.
O menos gesto que contrarie a este contrato, causo desconforto, com graus de consequência variados, dependendo apenas de quem e de quantas pessoas estaremos incomodando.
O grau de inverdade em nossa vida social, é medido pela quantidade de pessoas que realmente sabe as verdades,(parcialmente, pois somos incapazes de revelar toda a verdade) por trás de nosso contrato.
Não podemos quebras o contrato mais podemos conhecer as brechas, driblando assim as partes mais duras de uma vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário